Vacinação em Pirangi – prioridade na saúde.

25/05/2016

No dia 30 de abril, o Departamento de Saúde de Pirangi iniciou a Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza H1N1.  

Neste primeiro momento, devido a pouca quantidade de doses, o município está vacinando os grupos prioritários (crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puerperais (até 45 dias após o parto), trabalhador da Saúde, povos indígenas, indivíduos com, ou acima de 60 anos de idade, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas , população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional). 

Até o momento, 80% das pessoas do grupo de risco já foram vacinadas. Até o final da campanha este número aumentará substancialmente. Foram mais de 2.440 (duas mil e quatrocentos e quarenta) doses distribuídas.  A campanha se estende até o dia 20 de maio, de acordo com o Ministério da Saúde, onde o mesmo informa que mais de 150 pessoas já morreram no estado de São Paulo em conseqüência do vírus H1N1. 

A vacina da gripe é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus circulantes naquela estação, e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A prevenção do Câncer Bucal também foi tema de campanha e ação dos profissionais da saúde em Pirangi no dia 30 de abril. 

Os fatores que podem provocar o câncer de boca são: o vício de fumar cigarros e cachimbos, o consumo de álcool, a má higiene bucal e o uso de próteses dentárias mal ajustadas, além da exposição continuada à luz solar sem proteção, o que pode desencadear o câncer de lábio. 

No início, os sintomas são feridas na boca que não cicatrizam em uma semana, feridas superficiais com menos de 2cm de diâmetro e indolores (podendo sangrar ou não), nódulos, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios, ou na parte interna da boca. Já a dificuldade de falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de íngua no pescoço são sinais de câncer em estágio avançado.
A prevenção é feita através do diagnóstico precoce, pois todos sabem que quando tratado no início, a cura do câncer pode se aproximar de 100%. O auto-exame na boca deve ser realizado a cada 6 meses, em local bem iluminado e diante do espelho. Devem ser inspecionadas todas as estruturas da boca e do pescoço, observando sinais como mudança na cor da pele e mucosas, endurecimentos, caroços (principalmente no pescoço e embaixo do queixo), feridas que não cicatrizam inchações, áreas dormentes, dentes quebrados ou amolecidos e ferida rasa, indolor e avermelhada.

GALERIA=vacinacao-em-pirangi