Programa Município Verde Azul promove treinamento para Pirangi e municípios da região.

11/01/2018

Foi realizado nos dias 09 e 10 de janeiro no município de Jaboticabal, um treinamento promovido pela equipe do Programa Município Verde Azul, com o objetivo de apresentar aos interlocutores e suplentes as novas diretrizes e critérios para a avaliação do CICLO 2018 quanto à certificação ambiental.

Estiveram presentes no treinamento a interlocutora do Programa Município Verde Azul de Pirangi, Anaira Denise Caramelo e também o prefeito, Luiz Carlos de Moraes, bem como os municípios vizinhos que atualmente compõem um grupo intermunicipal de ações ambientais no âmbito regional, representados por Vista Alegre do Alto pela interlocutora Daiane de Barros, pelo Interlocutor de Monte Alto Tadeu Veronezi Nunes e pelo Interlocutor de Fernando Prestes Antonio Osmar Segura.

Dentre as alterações, destaca-se a realização de duas certificações em 2018, sendo uma em junho e outra em dezembro. Para a primeira certificação, os municípios devem atingir uma pontuação mínima de 40 pontos, enquanto que para a segunda a nota a ser obtida deve ser igual ou superior a 80.

Em 2017, o município de Pirangi destacou-se no estado na 22ª colocação, sendo que dos 645 municípios, apenas 48 obtiveram a pontuação necessária para a certificação.

A adesão dos municípios ao programa, além de priorizar aqueles com as melhores notas para a obtenção de recursos junto ao FECOP, também melhora significativamente a qualidade ambiental e de vida da população, já que prioriza ações voltadas ao tratamento do esgoto, destinação do lixo, educação ambiental, qualidade do ar, uso do solo, biodiversidade, dentre outros.