Prefeitura retoma ações de proteção do solo ao entorno dos córregos Taquaral e Bela Vista.

25/08/2017

De acordo com diagnóstico realizado ao entorno dos córregos Taquaral e Bela Vista, diagnosticou-se que existem várias áreas onde o solo encontra-se desprotegido, com características erosivas e ausência de vegetação para recobrimento. Tais fatores de degradação, alteram o pH do solo, aumentam a temperatura local, reduzem a umidade, diminuem a quantidade de microrganismos benéficos ao solo, dentre outros que são imprescindíveis para a manutenção de um solo saudável.

Sendo assim, com vistas a melhorar as condições do solo do município de Pirangi, iniciou-se uma ação de recuperação dessas áreas diagnosticadas como de maior risco, em função de processos erosivos mais avançados.  Tais ações estão envolvendo a reconstituição do solo, condicionamento, revegetação, dentre outras características que tendem a melhorar as condições ao uso adequado do solo. 

Além disso, está sendo elaborado o projeto definitivo pelo Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente para a solicitação de recursos financeiros junto ao Comitê de Bacia Hidrográfica Turvo/Grande, com vistas à adequação de toda a extensão dos córregos no perímetro urbano, visando recuperar o solo e a vegetação ao entorno.