Prefeitura Municipal de Pirangi continua realizando treinamento com funcionários da saúde.

07/11/2016

A prefeitura Municipal de Pirangi  realizou no dia 21 de outubro, treinamento com pessoal da área da saúde, voltada à humanização e acolhimento.

A humanização é descrita no campo da saúde, como uma aposta ético-estético-política. É uma aposta ética, porque envolve a atitude de usuários, gestores e profissionais de saúde comprometidos e co-responsáveis. É estética porque se refere ao processo de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas. E é política porque está associada à organização social e institucional das práticas de atenção e gestão na rede do SUS. 

Com base nesta concepção, foi criada pelo Ministério da Saúde, em 2003, a Política Nacional de Humanização, atuando de forma transversal às demais políticas de saúde, a fim de impactá-las e interferir na qualificação da atenção e gestão do SUS. Sua criação se deve à necessidade de avanço e qualificação do sistema nacional de saúde, na relação e nos processos de atenção ao usuário, bem como, no trabalho de gestores e trabalhadores da área, reconhecendo a singularidade e a capacidade criadora de cada sujeito envolvido. 

A Política Nacional de Humanização se pauta em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e autonomia e protagonismo dos sujeitos. Além disso, está em constante atualização, em busca de coerência com os princípios do SUS, sendo uma política institucional construída coletivamente, envolvendo não só o governo federal, mas as instâncias estaduais e municipais. Para se efetivar a humanização é fundamental que os sujeitos participantes dos processos em saúde se reconheçam como protagonistas e co-responsáveis de suas práticas, buscando garantir a universalidade do acesso, a integralidade do cuidado e a equidade das ofertas em saúde. 

Estão envolvidos os profissionais que atuam no Pronto Socorro, Fisioterapia, Agentes Comunitários, Agentes de Endemias, Enfermagem, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Alto Custo e C.E.U.

As palestras estão sendo ministradas pelas das enfermeiras Saiane do HC de Ribeirão Preto e Fátima de Monte Alto.

Os profissionais da saúde estarão adquirindo experiências quanto à:

Acolhimento e Classificação de Risco nas portas de entrada de urgência e emergência; 

Visita Aberta e direito a acompanhante de livre escolha da gestante e parturiente Colegiado de co-gestão nos serviços e sistemas de saúde; 

Horizontalização e formação de Equipes de Referência para o cuidado em unidades de produção de atenção hospitalar e urgência e emergência; 

Valorização do trabalho e do trabalhador; 

Co-gestão da ambiência em saúde; 

Carta de direitos dos usuários do SUS. 

Essa incorporação representa um importante avanço para a qualificação da atenção e gestão no SUS. Ao mesmo tempo, ampliam e induzem uma expressiva demanda por qualificação de redes, sistemas e serviços de saúde no município. Todos receberão certificação ao final do curso.

GALERIA=prefeitura-realiza