Pirangi recebe pela 8ª vez a premiação do Programa Município Verde Azul.

12/12/2016

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo divulgou no dia 08 de dezembro, às 15h, em cerimônia no São Paulo Expo, o ranking ambiental dos municípios paulistas de 2016. Dos 645 municípios, apenas 77 foram consagrados este ano com o certificado do Programa Município Verde Azul, sendo que em 2015, 111 cidades alcançaram média acima de 80, em uma avaliação que varia de zero a 100 pontos. Representando o Sr. Prefeito Municipal a chefe de gabinete Lucimara Ap. Monaro Vicente e a Diretora de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Anaira Caramelo.

Dentre as 77 cidades certificadas no Estado, Pirangi destacou-se novamente com 92,13 pontos, o que consagrou a 16ª posição. O município vem se destacando a cada ano quanto às políticas ambientais implantadas, o que reflete, acima de tudo, na qualidade de vida da população, que se beneficia com o compromisso em manter a qualidade do meio ambiente, enfatizou a Interlocutora e Diretora de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Anaira Caramelo.

A pontuação recebida pelo município se deu devido à avaliação de dez diretivas que regem o Programa, sendo elas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. 

Durante a solenidade de apresentação do Ranking Ambiental, o secretário do Meio Ambiente Ricardo Salles, anunciou as parcerias com as secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Saneamento e Recursos Hídricos para o próximo ciclo do programa, bem como lançou duas novas ferramentas que vão ser usadas pela Secretaria. A primeira é uma ferramenta que localiza áreas com incidência do bioma cerrado no Estado e a outra novidade foi o “Mapa das Áreas de Preservação Permanente – APPs hídricas no Estado de São Paulo”. 

GALERIA=programa-municipio-verde-azul