Pirangi recebe pela 7ª vez a premiação do Programa Município Verde Azul.

26/02/2016

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo divulgou no dia 17 de fevereiro, às 15h, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, o ranking ambiental dos municípios paulistas de 2015. Dos 645 municípios, apenas 111 foram consagrados este ano com o certificado do Programa Município Verde Azul, demonstrando que poucas cidades alcançaram uma média acima de 80, em uma avaliação que varia de zero a 100 pontos. 

O município de Pirangi vem se destacando com sua política ambiental desde 2009, quando recebeu pela primeira vez a certificação ambiental, comentou a Diretora de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Anaira Caramelo. Em 2015, atingiu uma excelente pontuação (89,47 pontos), destacando-se na 24ª posição do Estado de São Paulo. O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

A excelente classificação do município foi possível, dentre outros fatores, pelo RGA (Relatório de Gestão Ambiental), elaborado pela Interlocutora e Diretora Anaira Caramelo, que estabelece o direcionamento dos relatórios e desenvolvimento dos programas junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

A pontuação recebida pelo município se deu devido à avaliação de dez diretivas que regem o Programa, sendo elas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.  

Lançado em junho de 2007, o Programa Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. O objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão e valorizando a base da sociedade.

GALERIA=municipio-verde-azul