Pirangi adere ao Plano de Contingência Regional para o Período de Estiagem de 2019.

27/05/2019

O prefeito, Luiz Carlos de Moraes, realizou na quarta-feira (17/05), a assinatura do Plano de Contingência para o Período de Estiagem da Região de Barretos (REPDEC/I13). Após essa ação Pirangi intensificará as ações necessárias para esse período. 

O Plano de Contingência tem como objetivo aperfeiçoar as ações das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs), na minimização dos efeitos da estiagem. Seu período de vigência terá início no dia 1º junho a 30 de setembro de 2019, podendo ser prorrogado caso as condições técnicas apontem indícios de riscos à comunidade.

A ação é baseada na adoção de medidas antecipadas à eliminação de focos de incêndios em coberturas vegetais, também promovendo a recuperação da saúde da população, a partir do acompanhamento dos índices de Umidade Relativa do Ar (URA).

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo (CEPDEC/SP) desenvolveu o plano de contingência de acordo com as peculiaridades de cada região e em conjunto com a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil da Região Administrativa de Barretos. Que solicitou a adesão dos 19 municípios ao plano durante a Oficina Preparatória para Operação Estiagem, realizada no dia 07 de maio.

O Plano de Contingência está estruturado em quatro níveis, indicando progressivamente, a possibilidade de ocorrências dos incêndios em coberturas vegetais. Observação: URA de até 30%; Atenção: URA de 30% até 20%; Alerta: URA de 20% até 12% e Emergência: URA abaixo de 12%.

O Plano de Contingência em condições operacionais permite à Defesa Civil a adoção de ações preventivas que visam minimizar ou até eliminar as consequências de incêndios em coberturas vegetais ou danos à saúde da população. 

ORIENTAÇÕES E EMERGÊNCIAS (24H):

Corpo de Bombeiros: 193

GCM/ROMU/Defesa Civil: 153/199

Polícia Militar: 190