Departamento de Meio Ambiente de Pirangi realiza programação especial em comemoração ao Dia da Árvore.

08/10/2019

Foi lançado pela Prefeitura de Pirangi, por meio do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, o “DESAFIO DO DIA DA ÁRVORE” junto à EMEF “Joaquim de Abreu Sampaio Vidal”, à EMEIF “Antonia Motta Bertolo”, à APAE, ao CRAJ, ao Programa Jovem Agricultor do Futuro e à EE “Maestro Villa Lobos”.

Esse desafio consistiu em incentivar as instituições de ensino de Pirangi a realizarem ações voltadas à comemoração da data por meio do envolvimento de todo o corpo docente e discente, demonstrando de que maneira estavam envolvidas com as causas ambientais.

Diante disso, foram realizadas várias atividades, inclusive por meio de uma parceria com a Usina Nardini, através do projeto “NARDINI SEMPRE VERDE”, que propiciou a vários alunos da EMEF “Joaquim de Abreu Sampaio Vidal”, um passeio no sítio dos eucaliptos em Monte Alto, assim como uma visitação na agroindústria e atividades de educação ambiental.

Foi realizada inclusive, a adequação do calçamento ao entorno da escola, com o aumento do espaço destinado à árvore, seguido de um plantio de mudas com a participação dos alunos e professores, assim como uma comemoração no pátio no dia do culto à bandeira, tendo em vista enaltecer a data diante de todos. Também foram realizadas atividades nas salas de aula coordenadas pelas professoras, tais como o boneco ecológico e a produção de mudas.

Também foi realizado um plantio de árvores ao entorno do CRAJ (Centro de Referência e Apoio à Juventude) com a participação dos jovens que frequentam o local, assim como pelos integrantes do Programa Jovem Agricultor do Futuro. Cabe destacar que as mudas foram adquiridas pela Prefeitura do Município de Pirangi, tendo em vista incentivar a prática da arborização na cidade.

Já na APAE, também foi realizado um plantio com a participação dos professores e também dos alunos que freqüentam o local, tendo em vista incrementar a área verde ao entorno das salas de aula. Vale destacar que as Usinas Nardini e Tietê foram parceiras nessa ação, pois doaram 600 mudas para a comemoração dessa data tão importante.

Na EMEI, todos os alunos receberam uma muda de árvore para levarem para suas casas, mas o que mais chamou a atenção foi que além de levarem a muda, eles deveriam plantá-la para receberem um certificado emitido pela escola com o título de “BOM CUIDADOR DO PLANETA TERRA”. Essa estratégia foi impressionante, pois rapidamente houve um retorno significativo por parte dos pais e alunos, com muitas fotos dos plantios que ocorreram na cidade.

Além disso, foi realizada uma doação de mudas na EE “Maestro Villa Lobos” para que os alunos realizassem um trabalho de plantio e distribuição de mudas, tendo em vista disseminar a importância da arborização urbana na cidade.

Sendo assim, esse desafio lançado às instituições de ensino foi muito importante no que se refere à comemoração do dia da árvore, já que além de abordar sobre o tema, propiciou condições à execução prática de ações de plantio que ocorreram em toda a cidade.