“Alimente-se Bem” é um grande sucesso em Pirangi

24/02/2009

O programa educativo “Alimente-se Bem”, desenvolvido entre os dias 2 e  19 de fevereiro em Pirangi, foi um grande sucesso. Realizado na cidade  graças à parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Prefeitura,  o programa é voltado à orientação da população para melhor  aproveitamento dos alimentos. “O objetivo do curso é orientar a  população quanto ao bom aproveitamento dos alimentos para uma melhor  qualidade de vida e um baixo custo”, ressaltou a diretora de  Assistência Social, Maria Luiza Vanzato Carrareto.

O curso tem 10 horas de duração e as aulas são teóricas, práticas e  degustativas, sendo ministradas gratuitamente pela nutricionista do  Sesi, Keli Daiane Bortholazzi. O “Alimente-se Bem” é um programa  desenvolvido desde 1999 pelo Sesi, que incentiva a aquisição de hábitos  alimentares saudáveis, a partir de receitas saborosas e nutritivas a  baixo custo, utilizando para isso, conceitos para o aproveitamento  integral dos alimentos.

Nas aulas são passadas informações teóricas - entre elas as funções dos  alimentos, como planejar as compras, reconhecimento e seleção de  produtos, cuidados no armazenamento e no preparo (higiene),  aproveitamento de sobras - e práticas, incluindo a preparação de pratos  que utilizam o alimento integralmente. A finalidade é incentivar o  consumo de itens com alto teor nutritivo, principalmente in natura, e  conscientizar a população sobre o desperdício desses produtos.

O prefeito Brás de Sarro disse estar satisfeito com o resultado do  programa no município, ressaltando a importância para a população  beneficiada com dicas de economia doméstica e cardápios ricos em  nutrição. Em sua opinião, “o curso foi muito proveitoso devido à  orientação no aproveitamento dos alimentos, desenvolvendo receitas que  utilizam cascas, talos, folhas e ramas e dão origem a pratos saborosos,  saudáveis, nutritivos e econômicos”.

A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso  aconteceu em um clima de satisfação, tanto por parte das autoridades  presentes - prefeito Brás de Sarro; a primeira-dama Elisa Helena Rossi  de Sarro; Elizabete Olivatti de Sarro; a diretora de Assistência  Social, Maria Luiza Vanzato Carrareto; a secretária do serviço social  do município, Eliane Cadamuro; e, o diretor do Sesi, Cyro César  Maricato, quanto das 200 participantes. Após a entrega dos  certificados, o público pôde conferir algumas receitas aprendidas pelos  participantes no curso.

Fonte: Assessoria de Imprensa
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRANGI - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.