Participantes do Programa Jovem Agricultor do Futuro de Pirangi visitam a Agrishow.

17/05/2018

Os participantes do “Programa Jovem Agricultor do Futuro” realizaram no dia 03 de maio, uma visita à Agrishow em Ribeirão Preto, que é uma das três maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo e a mais importante da América Latina.

O Programa, que é promovido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Bebedouro, em parceria com a Prefeitura do Município de Pirangi, está sendo desenvolvido pelo quinto ano consecutivo, trazendo à cidade diversos resultados positivos, principalmente no que se refere ao futuro da agricultura no âmbito familiar.

Desde o início do programa, que ocorreu no mês de março, já foram realizadas diversas atividades, tais como visitas técnicas, atividades teóricas e práticas ocorridas  no terreno experimental, onde os jovens são instruídos quanto às diversas formas de cultivo de hortaliças, flores, culturas anuais, culturas perenes, dentre outras atividades, tais como compostagem e minhocário, além de instruções para a promoção da saúde.

Atualmente, o curso profissionalizante conta com 35 jovens inscritos, que participam diariamente das atividades que serão encerradas apenas no mês de dezembro. As aulas são conduzidas através de material apostilado com diversas temáticas, tais como ética e cidadania, promoção da saúde, marketing, linguagens, recursos humanos, tecnologia da informação, dentre outros.

O Programa tem como finalidade um dos princípios do SENAR, que é o de elevar o nível técnico, social e econômico do homem no campo e, consequentemente, a melhoria das suas condições de vida, proporcionando aos filhos de trabalhadores e produtores rurais, um aprendizado simples e objetivo no que se refere às práticas agro-silvo-pastoris e do uso correto das tecnologias mais apropriadas para o aumento da produtividade.