Municípios da região se reúnem para a realização de descarte adequado de lâmpadas.

27/06/2018

As prefeituras dos municípios de Pirangi, Fernando Prestes, Vista Alegre do Alto e Cândido Rodrigues firmaram um acordo através do Município Verde Azul com a finalidade de dar destinação correta das lâmpadas de mercúrio conhecidas como lâmpadas fluorescentes.

A parceria foi firmada em reunião no último dia 18/06, quando representantes dos municípios participantes estiveram em Fernando Prestes para tratar do assunto. Segundo a interlocutora ambiental Anaira Caramelo, essa ação é de fundamental importância, tendo em vista que na maioria das vezes a destinação ocorre de maneira inadequada. Sendo assim, por meio dessa articulação intermunicipal, cada município levará suas lâmpadas coletadas até Fernando Prestes, onde ocorrerá a descontaminação, porém, os municípios arcarão respectivamente com seus custos.

Devido ao fato das cidades estarem se unindo para o descarte, o valor pago por lâmpada a ser descontaminada será reduzido, pois a quantidade será significativa. Em localidades onde existe a separação de resíduos recicláveis, é importante manter os produtos que contêm mercúrio separados do lixo comum. Tais produtos são, frequentemente, classificados como resíduos perigosos se excederem o limite regulatório de toxicidade. Uma vez segregados e/ou separados, os resíduos mercuriais podem, então, ser tratados objetivando a recuperação do mercúrio neles contidos. As opções de aterramento e incinerações não são as mais recomendadas. Com a finalidade de minimizar o volume de mercúrio descarregado ao meio ambiente, a opção de reciclagem, com a consequente recuperação do mercúrio, é considerada a melhor solução. 

O principal argumento é que tecnologias comprovadamente bem-sucedidas para esta finalidade já existem. As principais empresas mundiais para reciclagem de mercúrio estão localizadas nos EUA, enquanto que os fabricantes de equipamentos estão localizados na Suécia e Alemanha. Esse último foi o precursor na fabricação de equipamentos para a desmercurização de lâmpadas fluorescentes, em meados da década de 80. 

No início do processo, as lâmpadas são implodidas e/ou quebradas em pequenos fragmentos, por meio de um processador (britador e/ou moinho). Isto permite separar a poeira de fósforo contendo mercúrio dos outros elementos constituintes. As partículas esmagadas restantes são, posteriormente, conduzidas a um ciclone p r um sistema de exaustão, onde as partículas maiores, tais como vidro quebrado, terminais de alumínio e pinos de latão são separadas e ejetadas do ciclone e separadas por diferença gravimétrica e por processos eletrostáticos. As poeiras fosforosas e demais particuladas são coletadas em um filtro no interior do ciclone. Posteriormente, por um mecanismo de pulso reverso, a poeira é retirada desse filtro e transferida para uma unidade de destilação para recuperação do mercúrio. 

Pontos de coleta:

Cândido Rodrigues – Casa da Agricultura – Rua São Paulo, 461 – Centro

Fernando Prestes – Prefeitura Municipal – Rua São Paulo, 57 – Centro

Pirangi – Prefeitura Municipal – Rua Marechal Floriano Peixoto, 579 – Centro

Vista Alegre do Alto – Prefeitura Municipal – Praça Dr. Emílio Henrique Ower Sandolth, 278 - Centro