Defesa Civil do Município de Pirangi e Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente alertam a população sobre os riscos de raios.

08/11/2017

Parece difícil de acreditar, mas apesar de todos os alertas no rádio, na TV e em diversas mídias, muitos ainda se machucam ou perdem a vida por procedimentos errados durante as tempestades com raios. Portanto, informação nunca é demais e a Defesa Civil preparou algumas dicas para ajudar você a se proteger do perigo dos raios.

Segundo o INPE, o Brasil é o recordista em incidência de raios no mundo, são em média 50 milhões por ano no país e 90% acontecem na primavera e verão, ou seja, na época que chove mais; no estado de São Paulo em média são 700 mil raios por ano.

O Portal do Governo do Estado de São Paulo entrevistou o Capitão Rudyard Panzarini Paiva, que deu importantes recomendações. Ele alerta que se não for possível se abrigar em local fechado no momento dos raios, a pessoa deve diminuir a incidência em relação a nuvem, ou seja, “agache, evite de ficar em pé, ficar deitado, evite de usar correntes douradas e metálicas, diminuindo assim a exposição aos raios”, disse.

Confira as orientações da Defesa Civil do Estado de São Paulo para se proteger dos raios durante as tempestades:

– Não saia de casa durante as tempestades;

– Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol;

– Procure abrigo em prédios que tenham para-raios ou abrigos subterrâneos, como túneis e metrô.

– Não permaneça em rio, mar, lago ou piscina;

– Se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo;

– Caso não encontre um abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos, curvado para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar;

– Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame;

– Evite soltar pipas, carregar objetos, como canos e varas de pesca e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;

– Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;

– Evite o uso de telefone, a menos que seja sem fio ou celular;

– Fique afastado de janelas, tomadas torneiras e canos elétricos;

– Evite tomar banho durante a tempestade;

- Não fique embaixo de árvores;

- Permaneça dentro do carro ou do ônibus. 

Esses são alguns cuidados simples, porém muito importantes para evitar que tragédias aconteçam. Fique atento ao perigo dos raios e não corra riscos desnecessários.