Comissão Municipal de Emprego e Prefeitura de Pirangi trabalhando juntas em benefício à cidade

05/04/2009

A Comissão Municipal de Emprego de Pirangi participou, no dia 23 de  março último, da Capacitação dos membros das Comissões Municipais, que  aconteceu na cidade de Araraquara. O Cepam, em parceria com a  Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), está  promovendo uma série de seminários regionais de capacitação dos membros  das Comissões Municipais de Emprego (CMEs).

O principal objetivo é discutir o papel, as competências e atribuições  das comissões no contexto do sistema público de emprego, trabalho e  renda, além de capacitar e atualizar seus representantes no Estado de  São Paulo.

A Comissão Municipal de Emprego é responsável pela articulação da  política de geração de emprego entre a população e o município e  apontam, por meio de um diagnóstico local, qual direção seguir e quais  cursos de capacitação e qualificação desenvolver na cidade.

A Comissão Municipal de Emprego de Pirangi é composta por Maria  Alessandra Massabni Breffere (presidente); Elisangela de Souza Brame  (secretária executiva); João Batista Neves Garcia (representante da  Acip); Silvana Benedita Fancio (representante da Prefeitura da  Municipal); Luciana Aparecida Bartholo Busete (representante da  Prefeitura Municipal); Oswaldo Ferraz de Arruda Filho (representante do  Sindicato dos Empregadores Rurais).

A CME de Pirangi iniciou suas atividades, encaminhando oficio ao  prefeito Brás de Sarro para que fosse solicitada a Sert a implantação  do PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador no município que é de  extrema importância, pois além do sistema de intermediação de  mão-de-obra e de captação de vagas, o PAT presta serviços nas áreas de  emissão de carteira de trabalho, oferece cursos de qualificação  profissional inteiramente gratuito as empresas e a população, ainda  oferece serviços de seguro-desemprego evitando que trabalhadores locais  tenham que se deslocar a outra localidade para tanto.

O pedido da Comissão foi prontamente atendido pelo prefeito e já foi  encaminhado ao secretário de Emprego e Relações de Trabalho, Guilherme  Afif Domingos, no último dia 2 de abril, em visita do prefeito a seu  gabinete.

A Comissão também solicitou ao prefeito, através de ofício, a  implantação do Time do Emprego no município. Trata-se de um programa  que busca a recolocação de pessoas no mercado de trabalho por meio da  preparação do trabalhador para a participação em entrevistas de  emprego, elaboração de currículo, postura e outros encaminhamentos. O  principal objetivo do Time do Emprego é promover a orientação  profissional e o apoio ao trabalhador na busca de emprego ou ocupação,  de acordo com suas habilidades, interesses, valores e metas. Ele ajuda  o trabalhador desempregado ou o adolescente que quer ingressar no  mercado de trabalho a conhecer a si mesmo; reconhecer suas habilidades;  preparar seu currículo; apresentar-se numa entrevista; participar de  dinâmicas; preencher formulários; estabelecer metas de trabalho e de  vida; fazer planejamento financeiro; conhecer o mercado de trabalho,  oferecendo um curso totalmente gratuito em encontros semanais, com  duração de quatro horas que acontecem em 16 semanas.

A Prefeitura Municipal, em parceria com a Comissão Municipal de  Emprego, aguarda a implantação desses dois projetos para que mais uma  vez a população seja beneficiada.

Fonte: Assessoria de Imprensa
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRANGI - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.